Sunday, May 27, 2007

Um coisa puxa a outra...



Ontem estava zapeando pelos canais e passei pela imagem de um grande dicionário, em vários volumes. Parei na hora porque, apesar do meu interesse por esse tipo de livro, eu sei que eles não tem muito sex-appeal para aparecer na televisão assim. E para minha surpresa não era televenda, mas um programa da BBC (que temos assistido muito por aqui, ótima opção a CNN) chamado Balderdash & Piffle. O programa tinha um ar meio noir, de investigação, e a apresentadora ia seguindo pistas enviadas pelos telespectadores para tentar descobrir a origem das palavras. O programa de ontem tratava de eufemismos como 'loo', 'glamour model', 'domestic' e 'regime change' (veja mais detalhes aqui). No final, as 'evidências' eram levadas a 'julgamento' por três filólogos que decidem se há provas suficientes para incluir tal palavra (ou sua origem) no Oxford English Dictionary. Explica-se: esse é um dicionário histórico que pretende não só registrar o significado atual das palavras, mas também a sua origem e sua evolução (comprovadas). No século XIX, a sociedade filológica de Londres resolveu criar um dicionário e pediu a voluntários que mandassem sugestões de palavras a serem incluídas. No final, mais de 800 voluntários participaram num trabalho de mais de 70 anos. O livro O professor e o demente conta a relação entre um dos editores e um os voluntários mais ativos, que durante muito tempo só se corresponderam por carta. Quando finalmente o editor resolve conhecer seu colaborados pessoalmente, ele tem uma surpresa. Não sei o quanto o livro tem de verdade, porque é bem romanceado, mas mesmo assim é bacana. Um amigo me recomendou esse livro e um dia eu o achei para comprar no sebo que eu frequentava em São Paulo. Detalhe: o livro tinha uma dedicatória para o Mindlin ;-)

P.S: De lambuja ainda assisti um filme bacana, que me manteve acordada até de madrugada.

1 comment:

luterceiro said...

Oi Cá, fiquei curiosissima para ver o programa, pena que não passa por aqui! Mas o livro, esse eu vou atrás :) beijos e obrigada pelas dicas!