Wednesday, September 12, 2007

Monteiro Lobato

Depois de muitos anos de briga na justiça, finalmente a obra de Monteiro Lobato volta a ser publicada, agora pela Editora Globo. Eu entendo que a família quisesse que a obra fosse preservada e publicada da melhor maneira possível, mas nunca entendi porque eles foram tão chatos, principalmente com a questão as ilustrações. Querer dizer como a Emília ou a Narizinho se parecem não faz muito sentido, isso está na cabeça do leitor. Mas para mim, a Narizinho sempre será essa (que não é a da primeira edição):


E não essa:

Outra coisa que me chocou tremendamente foi saber que eles vão "atualizar" conteúdos da obra. Ora essa, a onda politicamente correta está indo longe demais. Se a geografia ou a gramática que ele ensina nos seus livros não é a mais a correta, ainda assim são reflexo de seu tempo e podem ser usadas para estudo comparativo. O que me deixa mais tranqüila, é que em 2018 os livros caem em domínio público. Hoje em dia 10 anos é pouco tempo. Espero que quando esse dia chegar, algum editor de bom senso publique os livros como são e com ilustrações de mais bom gosto (ou até as antigas???) para que os filhos que eu por ventura venha a ter possam lê-los fidedignamente.

2 comments:

sassê said...

"atualizar" o conteúdo é um absurdo. que gente tosca, que cabeça pequena!!!

por sorte, ainda tenho a coleção antiga, de capa verde, que eu li quando criança e ainda releio de vez em quando. é aquela narizinho que tenho na imaginação.

se depender de mim, seus filhos (que por ventura você venha a ter) vão ler uma edição decente. conte comigo!

Karen said...

Minha Narizinho também é igual a sua. Lemos a mesma edição. Também acho essa idéia de atualização tacanha!