Wednesday, August 15, 2007

Língua Portuguesa na rede


Realmente faltam referências confiáveis de Língua Portuguesa na rede. Ou faltavam. Os dois únicos dicionários que existem (ou que eu conheço) é o Houaiss e o Michaelis, mas elem fica deibaixo da asa do UOL e só pode usar quem é assinante. Eu não sou fã do Michaelis e não sinto falta mesmo, mas o Houaiss... Agora o site da Globo está disponibilizando o Caldas Aulete para download, um tradicional dicionário da Língua Portuguesa que foi (e vem sendo) atualizado pela Nova Fronteira (que perdeu o Aurélio anos atrás para a editora Positivo). É versão grande (280.000 verbetes) e não o dicionário escolar, o que é ótimo. Outra coisa legal é que o dicionário é atualizado online e os usuários ainda podem fazer sugestões de acréscimos e correções. Claro que a Globo não está fazendo isso por bondade, de alguma maneira ela vai ganhar com isso, seja com propaganda, aumentando os acessos ou apenas melhorando sua imagem junto aos usuários. Mas ganhamos também nós e o dicionário, que certamente vai ficar mais atualizado com a participação das pessoas. O Uol é que se cuide!

2 comments:

luterceiro said...

Oba, que ótima notícia! O Caldas Aulete é meu segundo dicionário preferido, depois do Houaiss. Bom saber que ele está na web agora, e de graça!

Billy said...

Olá Camila,

Não é o dicionário Houaiss, de que gosto muito, apesar de falar e escrever o português de Portugal, mas existe este na internet:

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

É prático e sucinto, embora, claro, um pouco incompleto (e a grafia é a de Portugal).

Beijinhos!
Ana